Como garantir a segurança em ambientes de atmosfera crítica

Os sistemas de detecção de gases industriais são dispositivos projetados para identificar e monitorar a presença de gases potencialmente perigosos ou tóxicos em ambientes industriais. Esses gases podem incluir substâncias como monóxido de carbono, dióxido de carbono, amônia, metano, hidrogênio sulfídrico e uma variedade de outros compostos químicos.

A presença de gases tóxicos pode representar um risco significativo para a saúde humana e até mesmo causar acidentes graves, explosões ou incêndios.  Para prevenir essas situações existem diversos sistemas de detecção de gases que proporcionam diferentes tipos de alertas, antes que cheguem a níveis críticos.

Existem três sistemas de monitoramento atmosférico: detectores de gás portáteis, sistemas de detecção fixos e sistemas de detectores de gás sem fio.

Detectores de gás portáteis são utilizados pelos trabalhadores que precisam entrar em áreas sujeitas ao risco de gases, em situações de trabalho, manutenção ou socorro. Eles são dispositivos compactos, leves e alimentados por bateria. Sua principal vantagem é a mobilidade, uso imediato e emissão de alertas individuais. Entretanto, possuem limitações de cobertura e pode não detectar riscos em áreas adjacentes ao trabalhador. Além disso, a eficácia do sistema depende muito do conhecimento prévio para uso, manipulação, manutenção e resposta adequada aos alarmes.

Sistemas de detecção fixos: Os sistemas fixos de detecção são permanentemente instalados e funcionam 24 horas por dia. Eles podem ser usados para exibir leituras, ativar luzes de alarme e sirenes, controlar ventiladores, notificar socorristas internos e externos ou ser usados em aplicações de controle de processos. Outra função importante é demonstrar a conformidade com os requisitos regulamentares. São instalados em locais estratégicos, fornecendo monitoramento contínuo e envio de dados a um painel de controle central. Oferecem cobertura abrangente e contínua das áreas designadas, garantindo detecção precoce. O registro e armazenagem de dados garantem análises retrospectivas e investigação de incidentes, melhorando a implementação de medidas preventivas.

Detectores de gás sem fio: É uma abordagem mais recente que combina as vantagens da mobilidade dos detectores portáteis com a conectividade sem fio dos sistemas de detecção fixos. Também podem se comunicar com uma estação de monitoramento central, o que permite a coleta e análise em tempo real dos dados de detecção de gás. Entretanto, qualquer interrupção na conectividade pode afetar a capacidade de monitoramento e resposta.

Qual o melhor custo e benefício?

A escolha da abordagem depende das necessidades específicas do local de trabalho, do tamanho da área a ser monitorada e dos recursos disponíveis.

Equipar os trabalhadores individualmente com detectores de gás pode ser caro. Um sistema instalado permanentemente pode muitas vezes reduzir os custos de detecção de gás a longo prazo. Muitos sistemas fixos são sistemas autônomos simples de um ou dois sensores que incluem luzes de alarme de alta intensidade e buzina integradas. Mesmo os sensores podem ser integrados na caixa independente. A instalação de sistemas autônomos menores pode ser tão simples quanto conectá-los à uma rede elétrica.

Como determinar o tipo de detector a ser utilizado?

O perigo a ser medido determina o tipo de detector. Embora algumas técnicas de detecção sejam mais comumente usadas do que outras, os sistemas fixos estão disponíveis com praticamente todas as tecnologias de detecção de gás comumente usadas. Na verdade, há mais opções de detecção disponíveis com instrumentos fixos do que com instrumentos portáteis, uma vez que os requisitos de energia, bem como o tamanho dos componentes do sistema fixo, são mais simples e menos onerosos.

O tipo de perigo atmosférico também determina o tipo de aviso necessário. Quanto mais rapidamente o perigo puder afetar os trabalhadores, mais urgente é para o sistema fornecer um aviso imediato.

Estudo de dispersão de gases

O mapeamento de gases, ou estudo de dispersão de gases, é um processo que envolve análise e modelagem da dispersão de gases em uma área específica e estudo de cenários e projeções, que possam garantir o desenvolvimento de um projeto com 100% de cobertura. Esse procedimento é útil para determinar a concentração esperada de gases em diferentes locais dentro de uma instalação industrial.

O mapeamento de gases é normalmente realizado em três etapas principais:

Coleta de dados: Isso envolve a medição direta dos gases em diferentes pontos da área de interesse. Sensores de detecção de gases são posicionados estrategicamente para registrar as concentrações em várias localizações.

Modelagem de dispersão: Com base nos dados coletados, são utilizadas técnicas de modelagem para prever a dispersão dos gases na área de interesse. Os modelos matemáticos levam em consideração fatores como a velocidade e direção do vento, temperatura, umidade, topografia local, planta do prédio e características do ambiente industrial. Esses dados são alimentados em softwares especializados que podem simular a distribuição dos gases e fornecer estimativas das concentrações em diferentes áreas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Análise de resultados: Após a modelagem, os resultados são analisados e interpretados. Os dados obtidos permitem identificar áreas de maior concentração de gases, pontos críticos onde podem ocorrer fugas ou acumulações perigosas, e o perito pode, então, determinar tipo de equipamento e sistema de detecção mais adequado.

Com base nos resultados do mapeamento de concentração e distribuição de gases, as empresas podem implementar medidas de controle e mitigação, como melhor ventilação, instalação de sistemas de administração de gases, adoção de equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados e treinamento dos trabalhadores sobre os procedimentos de segurança.

Que serviços a MÁXIMA Automação e Elétrica pode levar até sua empresa?

A Máxima está qualificada para desenvolver todas as fases do projeto de um sistema de detecção de gases. Cada indústria e cada aplicação dentro dela têm suas próprias exigências, desafios e regulamentações legais. Assim, podemos efetuar o Estudo de Dispersão de Gases, dimensionar os equipamentos necessários e cuidar da instalação dos mesmos.

Em função de projetos bem sucedidos, recentemente, nos tornamos Integradores da Dräger em nível nacional para a divisão de FGDS. Com a Dräger fizemos o estudo de gas mapping da Corbion, instalamos sistemas de detecção fixa na Air Products, na Nitroquímica e na Bayer, e produzimos diversos painéis para o mercado Off Shore. Através dessa parceria com a Dräger Safety garantimos as soluções certas com equipamentos 100% confiáveis, e internacionalmente reconhecidos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A Dräger é líder internacional nas áreas de tecnologia médica e de segurança. Desde 1889, os produtos da Dräger protegem, preservam e salvam vidas. Conheça mais sobre a Dräger Safety em: www.draeger.com/pt-br_br/Home

Renato Buttini

Diretor da Máxima Serviços Industriais

Contato


Instalada em sede própria na cidade de Extrema MG, a Máxima atende também com facilidade a região metropolitana de São Paulo, a macrorregião de Campinas, o Vale do Paraíba e o sul de Minas Gerais, além de dispor de fácil acesso para os aeroportos GRU e VCP.

Endereço

Estrada Municipal Fazenda Lago Dourado, 187A
CEP: 37640-000 - Extrema MG

Email

maxima@maximasi.com.br


Telefone

(11) 3090-3303
(35) 98458-5242