AVCO – AUTOMAÇÃO COM EFICIÊNCIA E SEGURANÇA

A AVCO é uma indústria química multinacional presente em diversos países. No Brasil, eles produzem e comercializam mais de 200 produtos químicos e aditivos para o segmento têxtil e resinas, espessantes, aditivos e colas para a indústria de tintas da construção civil. Contam com uma unidade fabril automatizada, com tecnologia de última geração, com capacidade de produzir até 50 mil toneladas por ano e uma unidade laboratorial voltada exclusivamente para o desenvolvimento de novos produtos.

Fomos convidados a participar da automação da fábrica em dois momentos. Na primeira fase, ocorrida em 2012, montamos o painel de automação, o CCM (Centro de Controle de Motores) e a instrumentação de 3 reatores e dos equipamentos adjacentes. Nessa etapa entregamos também o sistema de supervisório de controle da planta.

Na fase 2, em 2016 fomos especialmente chamados para montar a instrumentação e automação de um reator para uma aplicação de hidrogenação. A hidrogenação é um processo químico amplamente utilizado em muitas indústrias, incluindo a produção de alimentos, produtos farmacêuticos, combustíveis e, no caso da AVCO, polímeros, tintas e pigmentos. Um reator de hidrogenação é basicamente um vaso sob pressão que contém um catalisador (geralmente níquel ou paládio) e uma mistura reagente. O hidrogênio é então adicionado ao recipiente e a mistura é aquecida, promovendo uma reação química.

Como o hidrogênio é um gás altamente inflamável, seu uso em processos químicos industriais requer cuidados especiais. É importante que o hidrogênio seja armazenado, conduzido e manuseado de maneira extremamente segura. Deve-se ter cuidado ao selecionar e integrar os equipamentos para a automação de seus processos de ponta a ponta. Assim, para melhorar a eficiência, qualidade e, especialmente, a segurança do processo, o projeto de automação da AVCO envolveu o uso de instrumentos de controle com alta precisão conectados ao sistema de automação, monitorando e controlando todas as variáveis que podem ocorrer durante o processo produtivo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Elaborar o projeto para um sistema de automação para fazer o ciclo de hidrogenação do pigmento compreendeu analisar o processo de hidrogenação em detalhes, identificando os parâmetros críticos, como temperatura, pressão, vazão e concentração de reagentes e controle da inertização dos gases da reação. A partir desse tema, foram especificados os critérios para a seleção dos sensores e atuadores necessários e malhas de segurança, indispensáveis para proteger o processo contra situações de emergência.

Ao desenvolver a solução de automação, cuidados foram tomados tanto para criar a interface de operação, como para desenvolver malhas de controle e lógicas de intertravamento. Esse foi um projeto importante para o portfólio da Máxima, onde, além de termos entregue a planta em funcionamento conforme todas as especificações do projeto, tivemos também a oportunidade de aprendizado sobre novas tecnologias e metodologias para a automação de processos químicos de alto risco.

Com esse projeto contribuímos para o aumento do portfólio de produtos da companhia e para o desenvolvimento de novos negócios para a AVCO. Agrademos a direção da AVCO pela oportunidade e pela confiança em nosso trabalho.

Renato Buttini

Diretor da Máxima Serviços Industriais

Contato


Instalada em sede própria na cidade de Extrema MG, a Máxima atende também com facilidade a região metropolitana de São Paulo, a macrorregião de Campinas, o Vale do Paraíba e o sul de Minas Gerais, além de dispor de fácil acesso para os aeroportos GRU e VCP.

Endereço

Estrada Municipal Fazenda Lago Dourado, 187A
CEP: 37640-000 - Extrema MG

Email

maxima@maximasi.com.br


Telefone

(11) 3090-3303
(35) 98458-5242