Cases Máxima SI – conquistando clientes com projetos eficazes de automação industrial.

Nas próximas edições no nosso newsletter vamos compartilhar a experiência da Máxima através de cases que nos enchem de satisfação. Ganhar a confiança de um cliente para a realização de projetos de grande magnitude (até pequenos projetos têm grande importância para o seu cliente) requer enorme comprometimento e qualidades que a Máxima tem muito orgulho em ter desenvolvido ao longo de seus 16 anos de história:

Experiência e conhecimento tecnológico: Uma equipe altamente qualificada, com boa compreensão do mercado, incluindo as tendências, inovações tecnológicas, regulamentações; tudo o que for necessário para oferecer soluções inovadoras aos desafios da engenharia industrial.

Credibilidade: A Máxima está comprometida em manter altos padrões éticos em todos os aspectos de suas operações, construindo assim boa reputação no mercado, com um histórico de sucesso em projetos de diferentes portes e complexidades.

Flexibilidade e adaptabilidade:  Ser capaz de se adaptar às necessidades e exigências dos seus clientes, fornecendo soluções personalizadas que atendem às suas aspirações específicas. Para isso, mantemos uma comunicação constante sobre o progresso do projeto, respondendo rapidamente a qualquer dúvida ou preocupação que possa surgir.

E, não menos importante, confiança:

Grandes inovações só podem ser realizadas por aqueles que acreditam e que sejam capazes de ver o potencial e as oportunidades do que ainda está por vir.

Por conta disso tudo, conquistamos a confiança de um dos nossos principais clientes, a Oswaldo Cruz Química, Guarulhos -SP.

CASE OCQ - 2015 até o presente.

A Oswaldo Cruz Química, subsidiária do Grupo OCQ, é hoje uma referência e a maior produtora de resinas e de matérias primas para os mais importantes setores da economia, como construção civil, tintas, adesivos, embalagem, papel, têxtil, etc. Iniciou suas operações em 1983 e nesses 40 anos vem se desenvolvendo e aprimorando continuamente.  Seu principal produto são as resinas de hidrocarboneto.

A resina de hidrocarboneto é uma substância retirada do petróleo por meio de processos de destilação e craqueamento. Existem diferentes tipos de resinas, com propriedades específicas. As principais aplicações da resina de hidrocarboneto incluem adesivos, tintas, vernizes, revestimentos e outros produtos de polímeros. Em adesivos, a resina de hidrocarboneto é frequentemente utilizada como um componente principal, que fornece resistência a solventes e aderência necessária em superfícies distintas. Em tintas e vernizes, ela é usada como um aglutinante para ajudar a fixar pigmentos e outros materiais à superfície. Em revestimentos, ela ajuda a melhorar a resistência à abrasão e a aderência. Dessa forma, com um parque industrial complexo, diversos reatores em operação e um considerável parque de tanques, a automação da planta foi uma demanda natural para melhorar a performance operacional.

A Máxima foi convidada para conhecer a unidade fabril, fazer uma análise conjunta da estrutura operacional e entender as principais demandas. Com um diagnóstico em mãos, ficou fácil de compreender que a maturidades dos processos viabilizavam o desenvolvimento de um projeto integrado, trazendo as informações do ERP direto para a aplicação de automação.

Certamente haveria grandes desafios e questões a resolver. Como implementar um sistema de automação em uma planta sem grandes paradas na operação? Como equilibrar aplicação de tecnologia em uma fábrica sem “trocar” a estrutura?

Planejar bem as fases da obra, controlar o histograma e honrar o cronograma foram os grandes diferenciais para o sucesso do projeto sem impactar negativamente a produção. Outro ponto importante foi dimensionar a automação de maneira equilibrada, trazendo tecnologia e robustez sem “reinventar a roda”.

O projeto foi concebido para fazer os controles de bateladas, garantido as dosagens corretas dos produtos conforme as receitas e fazer o controle das reações, controlando as temperaturas dos reatores e as vazões de transferência entre tanques e reatores. Nesse projeto, aplicamos tecnologias como medidores de massa, medidores de vazão magnéticos, células de carga, válvulas ON/ OFF e diversas válvulas de controle.

Toda a parte de controle é feita por PLC numa arquitetura com mais de 100 módulos de I/O e 02 CPU’s Control Logix em rede.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para a sala de controle da planta, desenvolvemos um sistema de supervisório seguindo a filosofia high-performance e integramos os sistemas TI/ TA, trazendo as receitas direto do ERP em nuvem, eliminando, por exemplo, a necessidade dos operadores ficarem digitando os valores de set-point ao mesmo tempo que fornecemos de maneira on-line os consumos de matéria prima, atualizando também o PCP quanto a produção. Há ainda uma aplicação mobile onde a liderança da empresa pode monitorar a operação da planta através de smartphones.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O projeto foi concluído com sucesso após 18 meses de obra, parando a fábrica apenas nos finais de semana para a instalação mecânica da instrumentação. A parte de montagem elétrica e de automação ocorreu de maneira paralela, sem intercorrências.

Com esse projeto contribuímos para o sucesso crescente do grupo OCQ, mitigando erros de processo e agregando valor a operação da planta. Agrademos a direção da Oswaldo Cruz pela oportunidade e pela confiança em nosso trabalho. Todos crescemos e aprendemos muito nesse processo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Renato Buttini

Diretor da Máxima Serviços Industriais

Contato


Instalada em sede própria na cidade de Extrema MG, a Máxima atende também com facilidade a região metropolitana de São Paulo, a macrorregião de Campinas, o Vale do Paraíba e o sul de Minas Gerais, além de dispor de fácil acesso para os aeroportos GRU e VCP.

Endereço

Estrada Municipal Fazenda Lago Dourado, 187A
CEP: 37640-000 - Extrema MG

Email

maxima@maximasi.com.br


Telefone

(11) 3090-3303
(35) 98458-5242