Nas últimas semanas oferecemos um guia básico para a elaboração de um PCM convergente com os avanços tecnológicos da indústria 4.0. Nosso objetivo é realmente ajudar clientes e não clientes a se preparar para essa nova era tecnológica sem precedentes. Se recursos como ChatGPT e do Dall-E 2 estão estimulando a reflexão de tanta gente nas redes sociais, imagine o que já existe a disposição para uso em parques industriais?
Para compreender como essa trajetória pode moldar a indústria brasileira, podemos fazer uma correlação com a evolução da própria Máxima.
Somos apaixonados por tecnologia e desde o início da nossa história, lá pelos idos de 2006, já nascíamos para resolver impasses que sobrecarregam, atrasam ou literalmente emperram o pleno funcionamento da produção das indústrias da nossa região. Começamos por desenvolver dispositivos automáticos e pequenas máquinas feitas sob encomenda, painéis elétricos para controles industriais, ou resolver qualquer que fosse a queixa apresentada. No início, atendíamos pequenas indústrias locais, muitas delas ainda construindo seus processos de automação e com alta demanda para soluções pontuais, muitas vezes emergenciais. Naquela época, Renato Buttini, hoje nosso diretor, encabeçava tecnicamente as soluções devido ao seu histórico profissional e sua capacidade de entender prontamente a necessidade e o negócio dos clientes e, aliado a uma boa parcela de criatividade, conseguimos encontrar sempre o melhor custo/benefício.
O desejo de tornar a Máxima uma empresa de valor teria que passar, obrigatoriamente, pela jornada de alcançar projetos junto aos grandes players do mercado industrial, e isso nos propiciou uma boa dose de conhecimento e consolidou nosso portfólio em diversos segmentos. Dentre vários, podemos destacar alguns cases:
- Industria química - Automação das plantas O.C.Q. e Vetta Química: desenvolvemos um sistema de automação completo para as plantas com a instalação de mais de 500 instrumentos no total, fazendo o controle dos processos e de bateladas. Nesse projeto integramos totalmente o supervisório ao ERP em nuvem, garantindo a qualidade e a rastreabilidade dos processos das plantas, junto com o aumento de produtividade.
- Agroindustrial - Detecção de gases Nitro Química e Bayer: atuando em parceria com a Dräger, desenvolvemos, executamos e integramos projetos para a segurança relacionados a LEL (low explosive level) dentre outros. Isso trouxe segurança para nossos clientes, tanto para o seu patrimônio, quanto para as pessoas.
- Alimentício – Instalações elétricas na Bauducco e retrofitting de automação na Cory: realizamos diversos projetos de montagem e instalação de linhas, sistemas de automação para central de chocolate e retroffiting de sistemas de automação de máquinas de embalagens, superando diversos desafios e garantindo o prazo de entrega.
- Metalúrgica - Projetos de adequação de NR-12 para a Panasonic: desenvolvemos soluções com a aplicação de tecnologias combinadas, garantindo a melhor performance em cada projeto, integrando produtividade com segurança.
- Papel, Plástico e Automobilístico – Projetos realizados para NR-12, automação de guilhotinas, automação de carros de pintura, dentre outros. É muita história para contar...
Enquanto a Máxima crescia, a cidade de nossa sede, Extrema (MG), atraia grandes empresas e gigantes complexos logísticos. Rapidamente a Máxima se moldou às oportunidades desse mercado emergente e encarou os desafios que não só compreendia atender as demandas técnicas, como conquistar os profissionais qualificados ou jovens talentosos que estavam sendo disputados por um ávido mercado. Nos orgulhamos do nosso quadro de colaboradores, contamos com uma equipe entusiasmada, motivada pelo crescimento e especialização contínua! Com planejamento e confiança, mais que dobramos o número de funcionários nos últimos 5 anos!
Quanto mais nossos clientes cresciam, mais nós nos especializávamos.
Em 2017 conquistamos a certificação ISO 9001, pela Fundação Vanzolini, para o escopo de Projetos e Serviços de Automação Industrial, Serviços Elétricos em Baixa Tensão e Manutenção Industrial.
Ver a expansão dos negócios e as novas oportunidades que surgiam por toda a cidade e região nos levou, em 2018, a criar a divisão de negócios Máxima Manutenção. Foi um processo natural já que boa parte do nosso corpo técnico, e a própria liderança, já eram especialistas na área.
Mesmo sendo uma única empresa, temos as divisões Máxima Automação e Máxima Manutenção, que detêm lideranças distintas. Isso permite que cada divisão cuide dos interesses de seus negócios e de seus clientes de maneira independente, focando na capacitação de suas equipes e propósito.
Para nós, a prestação de serviço de manutenção não se trata de simples terceirização de mão de obra, mas alcançar metas que entreguem resultado e contribuir com o PCM de cada cliente de forma que suas operações sejam fortalecidas. Em especial, podemos citar os cases:
- Condomínios e operadores logísticos – Manutenção para a DHL: Terceirizamos a manutenção predial e de todos os equipamentos de fase crítica, monitoramos e entregamos laudos de engenharia como abrangência de geradores, NR-10, Seletividade, PMOC, onde atuamos de maneira preventiva, corretiva e em melhorias necessárias para manter as instalações dentro das condições aprovadas pelas normas de engenharia e legislação aplicável. Disponibilizamos relatórios das manutenções realizadas que auxiliam nossos clientes nas tratativas com seus seguradores e na cobertura da garantia de fornecedores de seus ativos.
- Indústrias em geral – Manutenção da Polibras: Terceirizamos a manutenção da fábrica, construímos o PCM e mantemos reuniões recorrentes para alinhamento das ações. Com um PCM atuando com base nos dados do nosso sistema de gestão de ordem de serviço (Maxserver), identificamos as principais máquinas que tiveram sua produção interrompida por grandes períodos ou recorrências frequentes em um período de tempo. Com essas informações, identificamos a causa raiz e traçando uma estratégia para eliminar o problema, seja através de corretiva, revisão do plano preventivo ou de uma melhoria no equipamento. Esses dados nos dão respostas para uma gestão dos ativos, mão de obra de manutenção, insumos (estoque de manutenção) e orçamento de manutenção, o que permite a empresa ser mais competitiva, aumentando a confiabilidade dos seus equipamentos.
Máquinas precisam de constante acompanhamento porque ninguém quer deixar de produzir e garantir a qualidade de seus produtos. Acompanhando esse processo de desenvolvimento industrial e, com o intuito de facilitar a operação de manutenção dos nossos clientes, chegamos em 2018 com o desenvolvimento de uma plataforma WEB destinada à gestão de manutenção de ativos, o Maxserver. Mais do que promover a gestão da manutenção, a plataforma foi concebida de forma a propiciar uma verdadeira democratização, envolvendo todas as pessoas na operação de manutenção. Orgulhamo-nos desse projeto e sempre dizemos: “É uma plataforma web amigável, de simples operação, custo competitivo, desenvolvido por especialistas e capaz de revolucionar a relação da sua empresa com o planejamento de manutenção”. O Maxserver vem da nossa expertise na prática, no chão de fábrica e, por isso mesmo, está em constante aprimoramento.
A preocupação com o futuro do trabalho, das tecnologias e gestão é uma realidade constante, independente do porte da empresa. Mas, nesse processo de abertura, expansão e coragem, acreditamos que as empresas em geral já compreendem que aproximar novos parceiros traz a expertise que falta, somando esforços.
Hoje, a Máxima tem expertise e maturidade técnica para desenvolver, de maneira consultiva, projetos que entregam valor a operação de nossos clientes, ao mesmo tempo em que desenvolve células de trabalho para suportar a operação de nossos contratos, garantindo plena performance operacional.
Por isso, estamos aqui presentes também através de nossa newsletter, queremos que nossos leitores acreditem no nosso potencial e fiquem à vontade para nos procurar, conversar sobre as demandas de seus parques fabris, suas preocupações com o futuro, até sugerir pautas que nos permitam ampliar o conhecimento de todos interessados. A Máxima tem muito a contribuir e estamos elaborando com carinho as pautas das nossas próximas publicações:
- Automação industrial (Conceitos e objetivos; Aplicações e projetos stand alone; Jornada tecnológica, etc)
- Aplicação de NRs 10 e 12 (conceitos e objetivos);
- Sistemas de segurança (Conceitos e objetivos; Estudo e avaliações; Aplicação e soluções; Detecção de gases, etc.).
- Soluções para intralogística.
Acompanhe, sugira, participe!
Equipe Máxima
(um newsletter feito a muitas mãos!)