O planejamento estratégico da manutenção propicia ganhos reais de produtividade sem adicionar ativos desnecessários, e garante o uso de equipamentos em sua melhor condição, minimizando as taxas de falhas e quebras inesperadas de equipamentos, prolongando assim a vida útil das peças e redução de custos e de energia. Em última análise, o objetivo da manutenção é maximizar a vida útil dos equipamentos de maneira eficiente. Por isso, um planejamento de médio e longo prazo é necessário para dar conta de todo o ciclo de vida de cada ativo individual.
As atividades em torno do planejamento de manutenção compreendem a programação de atividades, descrição dos processos, planejamento dos recursos, mensuração de indicadores de efetividade, analise de resultados e definição de melhorias contínuas, tudo isso fazendo uso da melhor tecnologia disponível, visando a potencialização dos resultados.
Um PCM bem executado asseguram os seguintes benefícios:
- Reduz a falha do equipamento e o tempo de inatividade não planejado;
- Prolonga a longevidade do equipamento;
- Ajuda na segurança do local de trabalho;
- Ajuda a manter os custos sob controle;
- Melhora a eficiência do equipamento.
Além desses, podemos citar alguns benefícios extras não menos importantes. A manutenção planejada reduz não apenas o tempo de inatividade do equipamento, mas também o tempo de inatividade dos funcionários. Planejar tarefas de manutenção preventiva e aliviar o estresse de falhas inesperadas de equipamentos manterá os funcionários ativos, colaborativos e, em geral, mais felizes. Além disso, quanto mais inovador for o sistema de gestão, maiores serão os ganhos em capacitação dos próprios colaboradores.
O uso de plataformas de gerenciamento agiliza todas as decisões, já que torna previsível todo o percurso produtivo, trazendo informações constantemente atualizadas. Fornecem transparência e visibilidade em todos os aspectos das operações e é fundamental para atender as necessidades regulatórias, como a preparação de auditorias, já que todas as informações necessárias são centralizadas.
Diante de tanta tecnologia disponível, a grande questão é como encontrar a melhor solução entre aplicabilidade, realidade e investimentos de forma que as tarefas administrativas e burocráticas não venham a solapar as atividades técnicas que, em última instância, são as que realmente aproximam o setor do seu objetivo, que é manter as máquinas em plena operação. Para isso, contar com a melhor consultoria no planejamento da manutenção da sua empresa pode oferecer as respostas esperadas.
É tempo de sermos mais arrojados, nos adaptar às novas práticas sem perder o timing ideal, porque elas, afinal, promovem efetivamente melhorias, mais conforto e produtividade para o colaborador, segurança e ganhos financeiros para a empresa.
Semana que vem vamos conhecer nossos entraves. Vamos entender porque nossa cultura operacional nos impede de usufruir dos benefícios já disponíveis, cujos custos, inclusive, já são também acessíveis à maioria das pequenas e médias empresas brasileiras.
Renato Buttini
Diretor da Máxima Serviços Industriais